Contato:
(94) 9 9212-5475

Limpeza do ar condicionado

  • A importância da limpeza do ar condicionado para a saúde A importância da limpeza do ar condicionado para a saúde devidos cuidados estes aparelhos podem prejudicar a saúde e até mesmo agravar problemas respiratórios. Por isso, é importante realizar limpezas periódicas nos aparelhos.

    A otorrinolaringologista e alergista Mônica Menon, doutora em ciências médicas pela FMUSP, explica que “uma das funções fisiológicas do nariz é filtrar, aquecer e umidificar o ar que inspiramos, para que ele chegue ao pulmão de forma agradável”, mas o ar condicionado faz justamente o contrário, pois ele resfria e retira a umidade do ambiente. Por conta disso, as pessoas que ficam expostas a esse ar por um longo período de tempo tendem a sofrer o ressecamento das vias aéreas, o que resulta em dificuldades para respirar, tosse, sensibilidade na garganta, e irritação no nariz e nos olhos.

    Além disso, quando ressecados, os cílios vibrantes que revestem a mucosa nasal são paralisados e impedidos de proteger nosso organismo da entrada de vírus, bactérias e fungos. Desta forma, o risco de contrair infecções aumenta significativamente. E isso é ainda mais grave para quem já apresenta quadros de alergias, pois a mucosa fica ainda mais irritada, o que causa crises de espirro nos indivíduos.

    Por conta desses casos é que a limpeza do aparelho de ar condicionado é estritamente essencial, podendo evitar o agravamento de doenças, como resfriados, pneumonia, conjuntivite, asma, rinite e outras alergias respiratórias. Tanto o filtro quanto o duto do aparelho acumulam impurezas, o que faz com que o ar que circula fique contaminado por bactérias, ácaros, fungos e pelos de animais. Dessa forma, é preciso higienizar o filtro e o duto do ar condicionado frequentemente. Isso pode ser feito facilmente em casa, mas é preciso contatar um técnico para realizar uma limpeza profunda pelo menos uma vez ao ano.